EDITAL Nº 32/2021 – CURSO DE EXTENSÃO “DIMENSÕES TRANSDISCIPLINARES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM PELA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA”


A Diretoria do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes), por meio da Coordenadoria Geral de Pesquisa e Extensão, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas as inscrições para o curso de extensão de formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental intitulado “Dimensões Transdisciplinares para o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem pela Alfabetização Científica”.

1. SOBRE O CURSO 

O curso de extensão “Dimensões Transdisciplinares para o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem pela Alfabetização Científica”, destina-se à docentes do Ensino Fundamental. O curso possui carga horária de 60 horas e tem por objetivo articular, através de estudos e reflexões, a formação de docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental sob a perspectiva transdisciplinar os conteúdos de ciências estabelecidos nas unidades temáticas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A abordagem teórica que fundamentará o curso é a Alfabetização Científica que, se baseia na ideia de alfabetização concebida por Paulo Freire, implicando em uma autoformação que possa resultar uma postura interferente do homem sobre seu contexto, ou seja,  como o conjunto de conhecimentos que facilitariam aos homens e mulheres fazer uma leitura do mundo onde vivem. (FREIRE, 1980, p. 111 apud SASSERON; CARVALHO, 2011, p. 61) Assim, esses autores defendem que questões relacionadas a Ciência façam parte dos debates sociais, que se refiram ao uso da Ciência para o desenvolvimento do conhecimento científico, que empreenda um caráter inter-relacionado com o ensino e a aprendizagem.  O curso será organizado em momentos síncronos e assíncronos de ensino a distância – EaD – totalizando 60 horas de carga horária. 

O curso é ofertado na modalidade Educação a Distância (EaD), sendo composto por atividades de estudos assíncronas, a serem realizadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, e por momentos de encontros síncronos não presenciais e on-line.

 

 

Prezado candidato, LEMBRE-SE  de anexar toda a documentação exigida no item 5.4 do Edital.

 

 

Dados pessoais

Nome completo:

Filiação

Cor/Raça
Amarela
Branca
Indígena
Parda
Preta
Não declarada
Sexo
Feminino
Masculino

Data de Nascimento:

Formato: dd/mm/aaaa

Naturalidade (Cidade e Estado)
Endereço completo

RG / Orgão Emissor / Data de Expedição

CPF:

Telefone residencial

Celular

E-mail:

Com quem reside? 

Número de pessoas com quem reside
Estado Civil
Renda familiar

Trabalha?
Profissão
Tipo Sanguineo
A+
A-
B+
B-
AB+
AB-
O+
O-
Possui alguma necessidade específica?
Em caso afirmativo na pergunta anterior, indique o tipo de necessidade específica que possui. Caso não possua necessidades específicas, digite "Não".

Anexos

O(a) Candidato(a) deverá gerar apenas um único arquivo contendo todos os documentos necessários para a inscrição conforme item 5.3 do Edital.